ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Conforto Luminoso e Ambiental – Dicas Para Uma Iluminação Mais Eficiente 12/12/2019 | em : Sustentabilidade/Eficiência energética

Conforto Luminoso e Ambiental – Dicas Para Uma Iluminação Mais Eficiente

Sabe-se que cada vez mais é preciso pensar em formas de utilização sustentável dos recursos naturais de maneira geral, mas principalmente no uso de energia elétrica. Para utilizar de maneira eficiente a energia em uma empresa, por exemplo, é indicado fazer uma análise de todo o processo de produção para então descobrir possíveis espaços de redução do consumo de energia elétrica e aplicar de forma prática o conceito muito difundido nos últimos anos, o da sustentabilidade, a chamada “economia verde”.

Setores industriais, comerciais e de serviços estão entre os que mais utilizam a energia elétrica e esta é responsável por uma parcela significativa dos custos de produção. É possível reduzir esse percentual e ainda contribuir para a sustentabilidade e o conforto ambiental, para tal, pode-se investir em energia limpa como eólica, energia solar, destacando-se a iluminação natural, por ser a mais acessível e a que traz retornos imediatos, tanto em relação à redução de custos e  uso de energia elétrica, quanto retornos intrínsecos como o conforto luminoso (luz mais saudável) e aumento da produtividade.

Eficiência energética ou o uso eficiente da energia pode ser definido como ações para minimizar o uso de energia elétrica em toda a cadeia de produção utilizando os recursos abundantes e renováveis.


DICAS DE USO EFICIENTE DA ENERGIA:

A iluminação artificial é responsável uma parte considerável no valor da conta de energia elétrica, por isso é importante pensar racionalmente em formas de economizar no seu uso. Veja algumas dicas práticas para reduzir o consumo e preservar o meio ambiente:


ILUMINAÇÃO:

 - Usar automação, sensores de presença ou relógios programáveis (timer) para acionar a iluminação artificial. A Comfort Lux possui um exclusivo sistema de automação da dimerização (controle), que permite o acionamento das luminárias LED dimerizáveis de maneira gradual, conforme a iluminância necessária e programada para o ambiente.

- Potencializar o uso da iluminação natural, preferindo a instalação de domus prismáticos na cobertura para se obter uma iluminação uniforme, sem radiação solar e com a possibilidade de se desligar a iluminação artificial durante o dia. É possível instalar os equipamentos de iluminação natural prismática em áreas com e sem forro, veja o sistema de iluminação natural da Comfort Lux mais adequado para cada local.

- Manter limpas as lâmpadas, as luminárias, refletores e difusores. A limpeza das lentes prismáticas também deve estar em dia, e objetos que impedem a entrada da luz do dia devem ser removidos.

- Usar cores claras na pintura dos espaços para maximizar a iluminação existente.

- Os níveis de iluminação devem estar adequados às atividades desenvolvidas nos locais. Luz mais forte do que o necessário gasta mais energia e incomoda a visão, já a pouca iluminação, traz cansaço e maior chance de erros e acidentes. Os projetos luminotécnicos da Comfort Lux são feitos por profissionais, seguindo as normas técnicas da ABNT e especificidade de cada local, como localização, estrutura construtiva e atividade a ser desempenhada.

Áreas com forro: Comfort Lux com duto – CD

Áreas sem forro: Comfort Lux sem duto – SD

Áreas sem forro: Comfort Lux - Linea – Domus em linha

Luminárias LED dimerizáveis: UFO - Comfort LED

Automação dos LEDs: Controle da Dimerização

Orçamento gratuito: Informações iniciais




+55 51 3362-1680