ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Iluminação Focada no Conforto Luminoso Aumentou as Vendas de Supermercado, diz Pesquisa Alemã 01/04/2020 | em : Iluminação Natural Prismática

Iluminação Focada no Conforto Luminoso Aumentou as Vendas de Supermercado, diz Pesquisa Alemã

Conteúdo do estudo publicado originalmente em Lux Review

Em uma loja Edeka, na Baixa Saxônia - Alemanha, foi realizado um teste tecnológico, que registrou um aumento médio total de vendas de 12% em comparação a uma loja de referência próxima. As vendas no setor de confeitos aumentaram 28%, no setor de frutas e legumes foram 26%, e nos setores de carnes embaladas, vinhos e bebidas em geral o crescimento foi de 23%.

O estudo científico, que foi realizado ao longo de 10 meses, também identificou que o tempo de permanência do cliente na loja aumentou 21% e as faltas dos funcionários reduziram 35% no decorrer do período analisado.

Os resultados forneceram evidências tangíveis sobre a iluminação centrada no ser humano, como a iluminação natural, que pode regular os ciclos circadianos. O estudo prova que ocorre um retorno significativo do investimento nesse tipo de sistema de iluminação. A Comfort Lux também possui dados técnicos que comprovam que a utilização de iluminação natural prismática reduz significativamente os custos com energia elétrica, evidenciando que o investimento nesse sistema de iluminação é o mais adequado em todos os aspectos.


ESTUDO DE CASO NA LOJA EDEKA – ALEMANHA

A pesquisa de comportamento do consumidor reagindo à simulação do ciclo da iluminação natural no ambiente interno se deu da seguinte forma: pela manhã, a iluminação na loja trabalhava com uma temperatura de cor branco-neutro de 4000K com uma iluminação horizontal de 700 lux. Ao meio-dia e à tarde, a temperatura da cor sobe para um branco frio de 5000K e a iluminação para 1.000 lux na horizontal. À noite, a iluminação horizontal cai para 600 lux e a temperatura da cor cai para 3000K.

As mudanças de fase ocorreram lentamente e não são diretamente perceptíveis para clientes e funcionários. O sistema foi programado para proporcionar ao ambiente uma adaptação do curso sazonal do sol.

Os funcionários e clientes foram pesquisados em três etapas, sobre bem-estar, satisfação e percepção do ambiente ao longo do dia, ​​nas duas lojas participantes do teste.  Além do aumento nas vendas, a iluminação centrada no ser humano (focada no conforto luminoso) teve outros efeitos positivos comparada à iluminação artificial convencional, incluindo uma melhoria na qualidade do sono entre os funcionários.

Os funcionários que trabalham no balcão de check-out da loja de referência tiveram, em média, um número maior de ausências relacionadas às doenças que os empregados na mesma posição da loja iluminada “imitando o curso do sol” nos primeiros seis meses do julgamento. O resultado significa uma redução de 35% no número de dias de ausências relacionadas a doenças, provavelmente devido à constante exposição à iluminação circadiana.

A influência da iluminação na experiência e no comportamento dos clientes foi determinada principalmente pelo feedback sobre a atmosfera, o humor e o bem-estar durante as compras.

Os resultados mostram que a iluminação no supermercado onde o teste foi realizado foi avaliada como significativamente mais natural em comparação com a iluminação percebida como mais artificial na loja de referência (iluminação convencional).

Os clientes apreciaram a atmosfera natural da iluminação que simula o curso natural do sol. A pesquisa concluiu ainda, que o controle da luz circadiana proporciona maior satisfação do cliente e maior taxa de recomendação para outras pessoas.


ILUMINAÇÃO NATURAL PRISMÁTICA – A MELHOR OPÇÃO

Com a iluminação natural prismática, além da redução considerável no consumo de energia elétrica (luzes artificiais podem ser desligadas durante o dia), o curso do sol ocorre naturalmente dentro do ambiente. Portanto, investir nos sistemas de iluminação Comfort Lux como a iluminação natural prismática, iluminação LED dimerizável e automação da dimerização, proporciona inúmeras vantagens, como:

- Aumento nas vendas (maior ticket médio)

- Mais tempo de permanência na loja, maior satisfação dos clientes

- Aumento na produtividade laboral

- Conforto térmico e luminoso

- Sustentabilidade socio-ambiental: uso de sistema de iluminação sustentável, fonte energia não-poluente

- Economia de energia elétrica (iluminação artificial pode ser desligada durante o dia)

- Redução de custos com a iluminação

- Retorno do investimento em média até 3 anos (payback)

- Fácil instalação e manutenção

- Projeto luminotécnico customizado e de acordo com as normas técnicas da ABNT

- Atendimento personalizado

- Experiência comprovada (mais de 20 mil lentes instaladas em todo o país)


Veja como a iluminação natural Comfort Lux transforma o ambiente, proporcionando conforto luminoso e iluminação de qualidade:


Solicite orçamento gratuito:contato@comfortlux.com.br




+55 51 3362-1680