ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Retrofit e a Iluminação Natural Prismática – Principais Vantagens 23/03/2020 | em : Sustentabilidade/Eficiência energética, Iluminação Natural Prismática

Retrofit e a Iluminação Natural Prismática – Principais Vantagens

A iluminação natural prismática é uma das principais aliadas do retrofit atualmente. Retrofit, termo muito utilizado por engenheiros, arquitetos, designers, projetistas, construtores e urbanistas, faz referência às renovações e atualizações em projetos construtivos.

Esse processo surge como uma forma de revitalizar edifícios e outras construções, trazendo novas tecnologias que modernizam e proporcionam economia a longo prazo.

Os projetos de retrofit surgiram em países europeus, cujas legislações não permitiam que o acervo arquitetônico pudesse ser substituído. Sem possibilidade de demolição e criação de novas obras, a opção que restava era restaurar o existente.

Como um dos objetivos do retrofit é melhorar o desempenho energético e luminoso dos ambientes já construídos, a iluminação natural prismática é a solução perfeita, pois alia economia de energia elétrica, conforto térmico e luminoso.


O QUE É RETROFIT?

O conceito de retrofit vai muito além de uma simples reforma, está ligado à preservação da estrutura com o renascimento do bem arquitetônico, modernizando-o e o readequando.

Assim, os edifícios “retrofitados” recebem novas soluções para fachadas, instalações elétricas e hidráulicas, circulação, proteção contra incêndio e mais.

Muitas obras de retrofit ocorrem por conta das antigas e inapropriadas instalações, seja a elétrica ou a hidráulica, dando espaço a tecnologias atuais e mais resistentes em utilização e comando.

As etapas de uma obra de retrofit são: demolição controlada, reforço de estrutura, fechamento, acabamentos, substituição e modernização de elétrica, telefonia e dados, hidráulica e ar condicionado, piso elevado e, por fim, a fachada.


VANTAGENS DA ILUMINAÇÃO NATURAL NO RETROFIT

- Transforma a construção em mais sustentável, a chamada “construção verde”

- Economia de energia: o custo com iluminação é reduzido drasticamente

- Conforto ambiental: com as lentes prismáticas a iluminação interna se torna mais confortável ao olho humano, sem comprometer o conforto térmico

- Eficiência energética: com o desligamento das luzes artificiais é possível diminuir o consumo de energia elétrica

- Sustentabilidade: o impacto sobre o meio-ambiente é otimizado pela redução no consumo de fontes de energia não-renováveis

- Produtividade: já está provado que a iluminação natural auxilia na regulação do ciclo circadiano e na melhora do humor em geral

- Fácil manutenção: a limpeza das lentes pode ser feita com água e sabão a cada 6 meses.

- Produto de qualidade: as lentes prismáticas Comfort Lux possuem garantia de 10 anos contra amarelamento e/ou ressecamento

- Retorno do investimento: o payback do investimento ocorre em poucos anos, conforme o uso da iluminação artificial


A Comfort Lux dispõe de soluções para vários tipos de construções: dutos para áreas com forro, domus para áreas sem forro e domus termoformado (domus contínuo). Clique nos links e confira as características de cada produto.

Solicite orçamento gratuito.




+55 51 3362-1680