ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Revista GBC: projetos de iluminação natural da Comfort Lux são destaque na edição de março 11/04/2017 | em : Comfort Lux na mídia

Revista GBC: projetos de iluminação natural da Comfort Lux são destaque na edição de março

Em um país de dimensões continentais e com abundância de luz solar, é difícil entender porque essa riqueza natural ainda é tão pouco explorada. O que o mercado percebe, no entanto, é que aos poucos vão surgindo empresas que aprenderam a explorar o potencial dessa fonte natural de energia. É o caso da gaúcha Comfort Lux, com sede em Porto Alegre e atuação nacional, ela oferece desde 2008 soluções em iluminação natural através de sistemas de lentes prismáticas. Além de práticos, tais sistemas são ecologicamente corretos e vão ao encontro dos anseios de um número cada vez maior de empreendimentos que buscam por soluções sustentáveis nas demandas da construção. A Comfort Lux surgiu para explorar o mercado nacional de iluminação natural prismática, que é uma solução mundialmente conhecida, principalmente nos Estados Unidos, mas que ainda não estava presente de forma efetiva no Brasil”, explica Luciano Langaro, que atua como diretor comercial da empresa. Os principais mercados de atuação da Comfort Lux são centros de distribuição, galpões, áreas industriais, supermercados e atacados.


O passo a passo

Pensar num sistema de iluminação natural é mais complexo do que se imagina, isso porque cada empreendimento tem suas características próprias. Como estamos falando em luz natural, diversos fatores influenciam nos resultados, como localização e incidência de radiação, por exemplo. Langaro explica que, ao se pensar numa solução dessas, “a primeira etapa é fazer um projeto luminotécnico, um dimensionamento do sistema de iluminação natural atendendo as características construtivas dos prédios (largura, comprimento, altura) e determinando o nível de iluminância necessário”. 

Os projetos são desenvolvidos pelo setor de projetos da Comfort Lux e utilizam-se como base a norma 8995 da ABNT, que estabelece os diferentes níveis de iluminação necessários conforme o tipo de atividade do local. A tecnologia também ajuda na fase de projeto, a empresa utiliza um software que auxilia no dimensionamento do sistema de iluminação natural. “Inserimos no software as coordenadas geográficas da localidade do empreendimento. Com base nessas coordenadas de latitude e longitude ele nos fornece a radiação solar dos últimos 20 anos. Isso faz com que dois prédios com iguais características construtivas e mesmo nível de iluminância, mas situados em localidades distintas, tenham diferença no número de lentes prismáticas necessárias. Empreendimentos localizados no Sul do Brasil, por exemplo, tendem a ter um número maior de lentes que empreendimentos de mesmo porte localizados no Nordeste”, explana Langaro.


As soluções

Os sistemas desenvolvidos pela Comfort Lu têm como premissa a utilização da luz natural, mesmo em dias nublados, para reduzir ao máximo o uso de luz elétrica nos empreendimentos. Como sabemos, existe uma gama de diferentes tipos de edificações. Por isso, a empresa desenvolveu soluções que se adéquam a cada necessidade específica.

Comfort Lux Com Duto: são equipamentos desenvolvidos especialmente para iluminar locais com forro. Nesse sistema, lentes prismáticas colocadas no nível da cobertura captam a luz solar e a conduzem para o interior do equipamento. Em seguida, um duto de alta reflexão leva a iluminação até a segunda lente, instalada no forro. Cerca de 98% dos raios ultravioletas são filtrados nesse processo, graças aos prismas ópticos integrados às duas lentes que, além disso, também promovem a reflexão da radiação infravermelha. A iluminação é espalhada uniformemente por refração. Depois de instalado, esse sistema permite a iluminação do ambiente por uma média de 8 horas.

 Mais informações sobre o sistema Comfort Lux Com Duto aqui

Comfort Lux Sem Duto: esses equipamentos diferem do sistema com dutos, pois são pensados para ambientes sem forro. Nesse sistema, a captação da luz solar e sua condução para o interior do ambiente é feita por lentes duplas prismáticas posicionadas no nível da cobertura. Devido a utilização de lentes duplas, o calor natural da luz solar fica retido, não aquecendo o ambiente. A reflexão da radiação infravermelha e a filtragem de até 98% dos raios ultravioleta também são realizadas pelos prismas óticos. Assim como no sistema que utiliza dutos para áreas com forro, com o sistema Comfort Lux Sem Duto é possível aproveitar, em média 8 horas por dia, a iluminação natural proporcionada pelas lentes prismáticas sem a necessidade de utilizar a iluminação artificial.

 Mais informações sobre o sistema Comfort Lux Sem Duto aqui

Comfort Lux Série Línea: essa linha foi desenvolvida especialmente para prédios logísticos e industriais, sem forro e com pé direito alto. Captação e condução da luz solar são feitas através de lentes em policarbonato prismático posicionadas no nível da cobertura. Os equipamentos se adaptam facilmente ao tipo de telha, tornando a instalação e a manutenção simples, além disso, há baixa interferência na cobertura (cerca 3%). Assim como nos sistemas citados anteriormente, os prismas ópticos integrados às lentes fazem a filtragem de raios ultravioletas.

 Mais informações sobre a Série Linea aqui  

Além desses sistemas de iluminação natural, a Comfort Lux desenvolveu dois produtos para atuar em conjunto a eles, formando um completo sistema de iluminação, mais eficiente e sustentável: o Sensor Lux e o Sistema LED Inteligente.

O Sensor Lux foi criado para auxiliar no controle de uso da iluminação artificial. Ele realiza medições de iluminação em tempo real, emitindo alertas que mostram o momento certo para ligar ou desligar as luzes, permitindo que o local esteja sempre com a iluminância adequada.

 Mais informações sobre o Senso Lux aqui   

Já o Sistema LED Inteligente, foi desenvolvido para atuar especificamente junto ao uso de luminárias LED dimerizáveis, com ele é possível fazer a dimerização do sistema de iluminação LED. Funciona da seguinte forma: o sistema aciona automática e gradualmente as luminárias, controla o fluxo luminoso para compensar as variações da iluminação natural prismática. Desta forma, ao utilizar os dois sistemas, iluminação natural prismática e luminárias LED dimerizáveis associadas ao Sistema LED inteligente, é possível ter redução no consumo de energia elétrica, aumento na vida útil das luminárias LED, sustentabilidade ambiental e conforto visual. Esse sistema inteligente garante iluminação constante e totalmente independente da ação humana, com o máximo aproveitamento da luz solar e mínima utilização dos LEDs. “Isso significa dizer que as lâmpadas LED se ajustam conforme as necessidades, ou seja, é possível regular, com a ajuda do sensor, o fluxo luminoso desejado”, explica Luciano Langaro.

Mais informações sobre o Sistema LED Inteligente aqui  

Luciano exemplifica a utilização desse sistema da seguinte maneira: “Vamos supor que elaboramos um projeto para um supermercado que especifique que o mesmo precisa ter 700 lux de média [lux é a unidade de iluminamento e determina a incidência de fluxo luminoso numa superfície]. Nesse projeto estabelecemos que o local nunca pode ter menos de 500 lux. Com o sistema integrado em pleno funcionamento, enquanto as lentes estiverem atendendo a demanda, as lâmpadas LED estarão apagadas. À medida que vai chegando o final do dia ou ficando escuro a ponto de não haver aquele mínimo que foi estipulado, o sistema aciona automaticamente as lâmpadas LED para completarem com a iluminação necessária”. 

A iluminação natural dos sistemas é garantida mesmo em dias nublados. Isso é possível porque “o cálculo luminotécnico realizado na fase de projeto permite que se tenha o máximo de aproveitamento da luz mesmo em dias nublados, pois o sistema já é pensado levando em conta dias assim”, esclarece Langaro. combinação do sistema de iluminação natural com o sistema de LED Inteligente e luminárias LED dimerizáveis pode gerar uma economia de cerca de 60% do consumo energético dos edifícios. Em época de elevados custos da energia, esse número se mostra ainda mais expressivo e ajuda a entender porque cada vez mais empresas estão buscando soluções como as oferecidas pela Comfort Lux. “O preço da energia dobrou nos últimos anos. A julgar pelo cenário, acreditamos que vá ficar ainda mais caro. Dessa forma, é fácil entender porque os sistemas de iluminação natural são vantajosos e cada vez mais atrativos”, conclui Luciano Langaro.


Lançamento: marca própria de luminárias LED dimerizáveis

Atenta às demandas do mercado, a empresa está lançando sua marca própria de luminárias LED dimerizáveis, a Comfort LED, que traz modelos de luminárias LED para uso em áreas com pé direito a partir de 04 metros, como ambientes comerciais, industriais e logísticos. A marca também apresenta modelos específicos para áreas externas como estacionamentos e vias públicas. As luminárias Comfort LED são compostas de driver Mean Well dimerizável e LEDs de alto rendimento da Philips e LG. Com garantia de 05 anos e vida útil estimada em 50.000 horas, as luminárias Comfort LED também possuem certificações internacionais como UL, CB, CE-EMC, CE-LVD, CCC, FCC, DLC, TÜV, RoHS e LM79, além de estarem enquadradas na classe de proteção IP-67. A linha de luminárias Comfort LED apresenta baixíssimo ofuscamento, sendo ideal para áreas de intenso fluxo de pessoas e máquinas. Em áreas abastecidas por empilhadeiras, por  exemplo, as luminárias Comfort LED facilitam a operação e garantem a fluidez do trabalho em todas as situações, atenuando o desconforto dos operadores.

 Mais informações sobre as luminárias LED aqui   

 “Da mesma forma que fazemos com os sistemas de iluminação natural, criamos um projeto luminotécnico que atenda ao planejamento de iluminação mais adequado e melhor custo-benefício. Conforto visual, uniformidade de iluminação, nível de iluminância e ofuscamento são aspectos fundamentais para sua concepção. Os nossos, obedecem à Norma ABNT NBR 8995 nos aspectos de nível iluminância (lux) e ofuscamento (UGR-Uniffied Glare Rating)”, finaliza Luciano.

Fonte: Revista GBC - edição fev/mar de 2017 - versão impressa










+55 51 3362-1680