ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Como a Iluminação Natural Influencia a Nossa Qualidade de Vida? 08/02/2021 | em : Iluminação Natural Prismática

Como a Iluminação Natural Influencia a Nossa Qualidade de Vida?

Passamos a maior parte de nossas vidas no local de trabalho, logo, permanecer por tanto tempo em um ambiente confortável e bem iluminado (ou não), pode influenciar de alguma forma o nosso bem-estar geral e a produtividade.

E a iluminação natural tem forte impacto sobre o nosso desempenho laboral, foi o que apontou um estudo das universidades norte-americanas Northwestern Medicine e Illinois. Participaram da pesquisa, trabalhadores de escritórios com e sem luz natural, que responderam a diversas questões sobre elementos que influenciam diretamente o bem-estar e saúde.


A Influência da Luz Natural

A iluminação natural teve influência no sono dos trabalhadores, segundo experimento. Profissionais expostos a luz solar, dormem em média 46 minutos por noite a mais do que os trabalhadores que não têm acesso a luz natural.

Ao final do estudo, os pesquisadores puderam concluir que os trabalhadores em escritórios com maior exposição solar desfrutam de mais e melhor sono, praticam mais atividade física e têm uma melhor qualidade de vida, quando comparados aos trabalhadores menos expostos à luz solar em seus ambientes de trabalho. 

Para os investigadores, o estudo evidencia a importância do desenho arquitetônico nos ambientes corporativos. Os responsáveis pelos projetos precisam dar atenção ao conforto luminoso, que é de extrema importância para a qualidade de vida e produtividade laboral, além de ser um fator determinante para a economia de energia.

As conclusões desse estudo corroboram com as de outros experimentos como o publicado pelo NREL – National Renewable Energy Laboratory – um órgão do Departamento de Energia do governo americano, em 2002, que avaliou o desempenho de estudantes e professores e a relação com o ambiente escolar.

Segundo os autores do estudo, a saúde é altamente beneficiada pela exposição à luz natural, interferindo nas condições fisiológicas e psicológicas de estudantes e professores. A iluminação natural foi decisiva no rendimento escolar.

A radiação ultravioleta, componente da luz solar, quando recebida em quantidades adequadas, auxiliou no processo enzimático do metabolismo, da atividade do sistema hormonal e do tônus dos sistemas nervoso central e muscular.


Iluminação Natural Prismática Comfort Lux

Sabemos que o uso adequado da iluminação natural no ambiente interno promove o conforto visual, tornando o ambiente agradável e produtivo, proporcionando benefícios a saúde humana, pois influencia o ciclo biológico das pessoas (ritmo circadiano).

E mais, a utilização da iluminação natural prismática em edificações resulta na contribuição significativa para a redução do consumo de energia elétrica, permitindo o desligamento das luzes artificiais durante o dia.

Veja como funciona o sistema de iluminação natural prismática Comfort Lux.






+55 51 3362-1680