ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Guia de Iluminação em Prédios de Logística, Comércio e Indústria: o que você deve saber 25/10/2021 | em : Sustentabilidade/Eficiência energética, Iluminação Natural Prismática

Guia de Iluminação em Prédios de Logística, Comércio e Indústria: o que você deve saber

Quando se planeja a iluminação de galpões comerciais, industriais ou logísticos, deve-se ter em mente a confiabilidade e durabilidade das tecnologias empregadas. O que se está decidindo e implementando hoje poderá valer para uma década ou mais, desde que sejam feitos os investimentos corretos. O emprego de sistemas de iluminação natural prismática em combinação com LEDs de alta eficiência é um importante aliado no cumprimento desse objetivo.

Para a maioria dos negócios, esta abordagem de longo prazo é a mais adequada, proporcionando:

  • Economia efetiva de energia elétrica;

  • Redução dos custos com manutenção dos sistemas de iluminação;

  • Extensão da vida útil das luminárias e materiais elétricos (especialmente se o sistema for dimerizado e integrado à iluminação natural prismática);

  • Adequação às melhores práticas de sustentabilidade ambiental;

  • Garantia de uma iluminação adequada e que contribua para o bem-estar de clientes e colaboradores, com ganhos de produtividade.

A Comfort Lux é especialista em sistemas de iluminação eficientes e duráveis, com experiência consagrada e validada ao longo de anos e muitos projetos, de médio e grande porte, em todos os estados do Brasil.

Vamos encontrar neste artigo:

  • A importância da iluminação adequada

  • Iluminação requer planejamento

  • Há normas específicas para a iluminação de ambientes

  • Por que escolher iluminação LED?

  • Sobre a Comfort Lux

A importância da iluminação adequada

A iluminação de grandes áreas é um tema complexo, com detalhes e particularidades técnicas que variam entre ramos de atividade e características construtivas da edificação. Por isso a importância da norma brasileira que regula, define e orienta sistemas de iluminação no ambiente de trabalho: a ABNT NBR 8995. Para adequar-se à norma, a melhor medida é contratar uma empresa que a conheça e desenvolva cálculos luminotécnicos orientados por suas diretrizes.

Iluminação requer planejamento

Ao se analisar um projeto de iluminação, além das variáveis técnicas previstas na norma brasileira, devem ser priorizadas a eficiência energética e o baixo custo com manutenção. Por isso, esteja atento a todas as fases do projeto, como o dimensionamento correto, a escolha das luminárias (vida útil, eficiência luminosa, altura de fixação, automação/dimerização) e o aproveitamento da iluminação natural através da instalação de equipamentos de iluminação natural prismática.


Observe se as luminárias possuem:

  • Potência e angulação adequadas à altura em que se pretende instala-las;

  • Uma boa relação entre potência luminosa / potência elétrica, a saber, lumens/Watt.  Quanto maior for este valor, mais economia de energia;

  • Adequação ao ambiente em que serão instaladas, quanto a existência de gases, umidade, calor, etc.

  • Certificações.


Um bom projeto deve também contemplar a possibilidade de acionamento e dimerização de pequenos grupos de luminárias, com a correta distribuição de circuitos,

garantindo a manutenção dos níveis de iluminação de acordo com o aproveitamento da iluminação natural existente e os postos de trabalho a serem atendidos.


Possibilitar a iluminação ambiente específica para a circulação das pessoas, movimentação de materiais e locais de trabalho com necessidades de iluminação especiais, também deve estar contemplados no projeto.


Conte com a Comfort Lux para resolver e esclarecer suas dúvidas.


Há normas específicas para a iluminação de ambientes

A iluminação especializada deve atender à norma brasileira vigente, a saber: ABNTNBR 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho. Um projeto luminotécnico deve contemplar a definição do nível ideal de iluminamento do ambiente, levando em consideração as atividades que serão realizadas e o público a ser atendido.

Uma vez que a iluminação do ambiente influencia o desempenho, a saúde e a própria segurança dos trabalhadores, é essencial que as recomendações normativas sejam atendidas.

 Ao final da implantação do projeto é preciso realizar as medições e verificações para confirmar se a quantidade de luz está adequada ao previsto. 


Por que escolher iluminação LED?

LED significa Light Emitting Diode (diodo emissor de luz). Isto quer dizer que enquanto as lâmpadas incandescentes ou de descarga geram luminosidade através de um modelo de filamentos metálicos e/ou descarga em gases, tendo perdas de energia por geração de calor, a tecnologia LED baseia-se em diodos que são semicondutores que trabalham praticamente frios, reduzindo significativamente este desperdício. E, além de não gerarem calor, reduzem o consumo no sistema de refrigeração, justamente por não sobrecarregarem o ambiente com mais carga térmica.


Portanto, possuem vida útil muito maior, consomem menos energia (até 87% menos) e geram menor carga térmica, com grandes benefícios econômicos e ambientais.

Sobre a Comfort Lux

Desde 2008, a Comfort Lux tem a missão de desenvolver e entregar sistemas de iluminação eficientes e sustentáveis, priorizando sistemas de iluminação natural prismática e LEDs de alto desempenho, economia e durabilidade.

Enquanto membros do Green Building Council Brasil, atuamos em sintonia com modernos conceitos de eficiência energética e de sustentabilidade na construção, contribuindo na construção de sociedades mais sustentáveis.

Empregamos esforços contínuos para atender os nossos clientes com a maior eficiência possível, viabilizando a tecnologia de iluminação natural prismática no Brasil e na América Latina.

Contate-nos: o seu projeto de iluminação industrial estará em boas mãos! Solicite orçamentoaqui.




+55 51 3362-1680