ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Iluminação de Galpões Industriais – Benefícios do Uso de Iluminação Natural Aliada às Luminárias LED 15/05/2021 | em : Sustentabilidade/Eficiência energética, Iluminação Natural Prismática

Iluminação de Galpões Industriais – Benefícios do Uso de Iluminação Natural Aliada às Luminárias LED

Com o crescimento do comércio virtual e da terceirização das atividades logísticas, cresceu a demanda por espaços operacionais, os chamados galpões industriais/logísticos, em todas as regiões brasileiras, e o ponto central para o sucesso desses empreendimentos é a eficiência operacional.

Quando se pensa em eficiência energética para centros de distribuição, o projeto de iluminação é a chave para o bom desempenho. Deve-se considerar os vários aspectos envolvidos, a fim de proporcionar reduções de custos e iluminação de qualidade.

Esses objetivos devem estar presentes em todas as fases do projeto, desde a escolha do conjunto de luminárias até a definição da altura de fixação, a possibilidade de automatização/dimerização, o aproveitamento da iluminação natural e a distribuição dos circuitos elétricos. Com isso, é possível economizar energia elétrica na iluminação, de imediato e a longo prazo.


Projeto Luminotécnico

O projeto luminotécnico deve definir o nível ideal de luz do ambiente, levando em consideração as atividades que serão realizadas. Para isso, é importante seguir a indicação da norma brasileira NBR 8995 – Iluminância de interiores, que traz orientações específicas para a iluminação de ambientes internos do local de trabalho.

Pontos importantes que devem ser considerados no projeto:

- Segurança

- Ergonomia visual

- Conforto e bem-estar

- Requisitos para a tarefa visual (produtividade)

- Movimentação (bastante importante em galpões industriais)

Em qualquer projeto, também é necessário levar em consideração os aspectos relacionados à facilidade de manutenção do sistema de iluminação. Optar por materiais com larga vida útil é um fator de redução dos custos de manutenção, especialmente quando se trata de áreas com fatores de risco elevados, como altura de instalação das luminárias e intensa circulação de pessoas.


Iluminação Natural e Luminárias LED: Eficiência Energética

A eficiência energética na iluminação pode ser alcançada com a associação dos sistemas de iluminação natural prismática, luminárias LED dimerizáveis e a automação dessas luminárias. Com essa combinação, é possível reduzir em 80% o consumo de energia elétrica com iluminação, além de estender a vida útil das luminárias, que passam a operar em potência e temperatura reduzidas, diminuindo drasticamente seu desgaste.


Vantagens do Sistema Completo de Iluminação Comfort Lux

 O projeto luminotécnico leva em consideração a iluminação ambiente específica de cada ambiente, como a circulação de pessoas, máquinas instaladas e movimentação de materiais, por exemplo, para proporcionar adequados níveis de luminosidade.

– O aproveitamento da iluminação natural através da instalação de domus prismáticos reduz drasticamente o consumo de energia elétrica, além de ser sustentável.

- Os sistemas de iluminação natural prismática permitem manter a iluminação artificial total ou parcialmente desligada, sem comprometer as atividades do local e atendendo aos níveis de iluminação projetados.

- A iluminação LED utiliza luminárias Comfort LED, que são projetadas para o uso em grandes alturas e certificadas internacionalmente.

- A possibilidade de dimerização dos LEDs com a instalação do sistema de automação/controle da dimerização permite que as luminárias operem em horários específicos, mantendo o padrão de iluminação.

Por fim, uma iluminação bem projetada melhora o ambiente de trabalho, aumenta a segurança dos funcionários, auxilia na produtividade, reduz custos operacionais e também contribui para a preservação do meio ambiente.


Conheça Nossos Sistemas de Iluminação:

Iluminação Natural Prismática

Iluminação LED

Automatização dos LEDs




+55 51 3362-1680