ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Por Que o Conforto Ambiental Deve Ser Considerado Antes de Construir ou Reformar? 10/03/2021 | em : Sustentabilidade/Eficiência energética

Por Que o Conforto Ambiental Deve Ser Considerado Antes de Construir ou Reformar?

O conforto ambiental é um conceito que abrange aspectos específicos das construções como o desempenho térmico, acústico, luminoso e visual. Não devemos confundir com a sustentabilidade, que é mais abrangente e engloba o tripé: social, econômico e ambiental.

Quando se inicia um projeto construtivo, além dos aspectos primordiais como localização, orientação solar, objetivo da construção, orçamento, materiais utilizados, normas técnicas, é importante também analisar as questões relacionadas ao conforto ambiental, que vão além da otimização do valor investido na construção e na manutenção.

Por que pensar em conforto ambiental? O objetivo de uma construção é atender a uma demanda, seja uma fábrica de equipamentos, um supermercado, seja um escritório ou residência e as pessoas que ocuparão esses espaços são atingidas diretamente pelo ambiente.

Ambientes com excesso de ruído, mal ventilados, com temperatura interna inadequada, umidade excessiva, visual desagradável e com iluminação pouco saudável podem levar à baixa produtividade, acidentes e até mesmo na degradação de condições psicológicas.


As Três Principais Esferas do Conforto Ambiental

Vários indicadores podem determinar a confortabilidade de um ambiente, alguns podem ser subjetivos, como o conforto visual, mas há três importantes campos que devem ser priorizados na fase do projeto de uma nova construção ou reforma.

O conforto luminoso ou lumínico é a dimensão que trata de tópicos que influenciam diretamente a qualidade da iluminação, como também o gasto energético dispendido para se obter o melhor resultado.

Utilizar a iluminação natural, por exemplo, vai auxiliar na redução do consumo de energia elétrica e também proporcionar conforto luminoso aos presentes na edificação, já que ela se utiliza da luz natural do dia e auxilia na regulação do ciclo circadiano. No entanto, é preciso seguir as normas da ABNT para cada construção, pois o aspecto conforto lumínico também abrange a luminosidade adequada para cada tipo de ambiente e suas respectivas atividades.

Na dimensão conforto térmico, tratamos de analisar a confortabilidade da temperatura e qualidade do ar dentro da edificação. Aqui entram aspectos como condicionamento térmico do telhado, das paredes, janelas e piso. Como mencionamos em outra ocasião, o uso de ar condicionado sofre interferência do ambiente construtivo, demandando mais ou menos uso de energia elétrica.

Porém, a climatização regulada por sistemas de condicionadores de ar não é necessariamente sinônimo de conforto térmico, o uso de ventilação natural, por exemplo, traz benefícios à saúde e ao bem-estar dos ocupantes pela renovação do ar, conceito ainda mais relevante no momento atual.

Já o conforto acústico, o mais negligenciado, traz benefícios diretos para a produtividade e saúde em geral. Um ambiente barulhento pode interferir no foco e atenção, além de outros incômodos como irritabilidade, estresse e ou mesmo a degeneração auditiva.

O ideal é analisar o local do empreendimento imobiliário, seu entorno, as atividades que serão exercidas para utilizar-se de materiais que diminuam ou até mesmo eliminem ruídos prejudicais ao bom desempenho laboral, tornando agradável a sonoridade do ambiente. Não só os trabalhadores irão se beneficiar da salubridade do ambiente, mas também clientes em compra, por exemplo.

De uma forma geral, os fatores sensoriais como temperatura, luminosidade e sonoridade têm forte influência na experiência de compra, podendo ser responsáveis pela diminuição ou aumento do ticket médio de uma empresa. Proporcionar conforto ambiental trará inúmeros benefícios para além da eficiência energética.


Comfort Lux - Iluminação Natural, Impermeabilização de Coberturas e Ventilação Natural

Dispomos de sistemas de iluminação natural prismática que atendem aos mais variados tipos de telhados, incluindo áreas com forro. Nossos sistemas difundem a luz natural saudável no ambiente interno.

Também oferecemos uma linha de LEDs de alto desempenho e eficiência para ambientes industriais, comerciais e logísticos. Para quem deseja dar um passo além, oferecemos a opção de automação da iluminação LED, para que a integração com a luz natural seja perfeita e completamente autônoma.

Já o Sistema de Comfort Roof/GE Enduris, através da membrana de silicone de camada única, elimina goteiras e infiltrações do telhado, e ao mesmo tempo reflete os raios solares, funcionando como uma barreira térmica do calor do sol.

Ainda em 2021, lançaremos nossa linha completa para ventilação natural, que proporciona renovação do ar, sem a necessidade de grandes interferências construtivas.

Entre em contato com nossa equipe através do email contato@comfortlux.com.br ou 51 3362.1680.


Sugestão de leitura para aprofundamento sobre o assunto: SISTEMAS DE CONTROLE DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE CONFORTO TADEU ALMEIDA DE OLIVEIRA OTTO TOLEDO RIBAS






+55 51 3362-1680