ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux
Ventilação Natural: conforto  ambiental e sustentabilidade nas indústrias 22/12/2021 | em : Sustentabilidade/Eficiência energética

Ventilação Natural: conforto ambiental e sustentabilidade nas indústrias

As questões pertinentes ao conforto ambiental vem assumindo maior relevância nos últimos anos. Da mesma forma, as atitudes inerentes à sustentabilidade são crescentes e cada vez mais necessárias. Embora sejam conceitos diferentes, eles são integrados e precisam andar juntos.

Foi neste contexto que a Comfort Lux surgiu em  2008  e vem desde então  ampliando sua linha de produtos.

Sempre com foco em  soluções que se originam da diversidade da natureza, a Comfort Lux se destaca  em iluminação natural prismática (que pode ser  associada a iluminação LED e automação/ dimerização), retrofit de coberturas  e  ventilação natural. 

Neste artigo vamos nos deter principalmente na tecnologia da ventilação natural, que é uma  solução sustentável, prática, de baixo custo e extremamente eficaz para o conforto do ambiente e das pessoas. Todas estas vantagens através de um recurso natural: o vento.

Ventilação natural e sustentabilidade

A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para  propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, define  desenvolvimento sustentável como aquele capaz de suprir e  satisfazer  as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras  gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

A definição acima, vem contrapor inúmeras tecnologias que surgiram dissociadas  desta visão de sustentabilidade.  Nos últimos tempos, entretanto, se percebe uma maior conscientização e  urgência em privilegiar  as condições naturais, na busca de conforto  ambiental..

 O vento, por exemplo,  é um recurso natural, gratuito e infinito, que ao ser integrado aos projetos de edificação tem um papel fundamental na promoção de ambientes saudáveis, confortáveis e sustentáveis.

A ventilação natural  tem o potencial não só de  reduzir a temperatura dos ambientes  internos, como também é comprovadamente  eficiente no combate a infecções, além de outros agentes causadores de doenças respiratórias, inclusive COVID-19.

Fundamental também destacar o potencial de economia de energia elétrica através do uso da ventilação natural. A remoção da carga térmica, tem relação direta na redução do consumo de energia em sistemas de ar condicionado.

A ideia é que cada vez mais se pense numa arquitetura mais humana, preenchida por luz e ventilação natural.

Conforto ambiental

Ao contrário da sensação de desconforto, o conforto humano não é uma percepção facilmente mensurável. É consequência e resultado da harmonia de vários fatores como visuais, térmicos, acústicos e da qualidade do ar, entre outros.

De modo geral, o  conforto ambiental  é definido como um estado prazeroso de harmonia fisiológica, física e psicológica entre o ser humano e o ambiente.

 Estudos a respeito de conforto ressaltam  a importância das condições favoráveis, como ausência de umidade, condições de iluminação, ventilação e renovação de ar como  fundamentais para o conforto humano e melhor desempenho das atividades.  

Ventilação natural: sistema Comfort Vent

O sistema tem na sua essência  a  entrada do ar natural fresco e retirada do ar quente do ambiente, obtendo-se através desta dinâmica a renovação do ar e consequentemente um ambiente muito mais saudável e confortável.

Os sistemas Comfort Vent utilizam tecnologias que garantem a ventilação natural sem que haja o uso de energia elétrica e tampouco necessidade de manutenção.

O recurso principal desta solução se dá através do lanternim, que é uma estrutura instalada no ponto mais alto de uma cobertura e que funciona com base na diferença  de temperatura e pressão existentes,  entre o ar mais quente do ambiente interno com a área  externa que é mais fria.

Essa troca de força entre os ares quente e frio faz com que o ar interno seja empurrado até o sistema dos ventiladores naturais, os chamados  lanternins,  promovendo a renovação e a circulação do ar.

Outras vantagens do sistema Comfort Vent, é o chamado efeito venturi, através do qual se dá o aumento da velocidade do ar, obtido pelo design aerodinâmico dos Lanternim.

Este efeito, leva o nome do italiano Giovanni Venturi ( 1746-1822) que identificou o referido fenômeno da variação da pressão causada por um fluido em maior velocidade ao circular por uma passagem mais estreita.  O resultado é o aumento da exaustão e a saída mais rápida pela parte superior da estrutura.

Ainda faz parte da solução Comfort Vent da Comfort lux, a garantia de estanqueidade total, uma vez que as aberturas dos lanternins para a saída de  ar impede a entrada da chuva ou outros fluidos.

Por fim, todos os projetos que utilizam as tecnologias do Comfort Vent se adaptam a qualquer tipo de cobertura e são realizados de forma personalizada, de acordo com as necessidades do cliente, a partir de estudos de carga térmica e das características construtivas e de localização da edificação.

Especificações da ventilação natural e as venezianas industriais

Levando em consideração que são sistemas criados para se beneficiar das próprias correntes de ar natural, é preciso que alguns pontos sejam considerados no processo de instalação.

Para que haja a passagem do ar, é necessário que sejam feitas aberturas, de modo a favorecer a entrada do ar frio e também para expulsar o ar quente, renovando o ambiente.

Durante o  projeto é avaliado se as aberturas existentes são suficientes ou se existe a necessidade de se complementar o projeto com venezianas industriais. Estas,  além de garantir as aberturas indispensáveis,  são moldadas de acordo com a necessidade do projeto.

Aliar venezianas e lanternins industriais tem o poder de tornar  o sistema de ventilação natural ainda mais eficiente.

Entre em contato

Esperamos ter conseguido passar para você, a importância das tecnologias naturais e sustentáveis que estão disponíveis para sua indústria. 

A qualidade do ambiente, a  economia de energia e a produtividade dos profissionais são algumas das muitas vantagens  que você pode agregar a sua empresa.

Hoje nosso foco foi a ventilação natural, mas é importante ressaltar que os benefícios se multiplicam  com  o uso  integrado de outras tecnologias como por exemplo,  luz natural e retrofit de coberturas.

Pratique o empreendedorismo de forma sustentável! Entre em contato conosco através do nosso site ou WhatsApp




+55 51 3362-1680